Liberdade para a Palestina

domingo, 31 de agosto de 2008

Vila Taguaí

Ontem, fui visitar a Vila Taguaí, um projeto ecológico de engenharia e arquitetura, na Estrada da Aldeia de Carapicuíba, SP, com 8 casas. E por que é um projeto ecológico?
1. a madeira utilizada nas casas é certificada, proveniente de uma região do Acre;
2. utiliza-se iluminação e ventilação naturais;
3.como as casas são de madeira, há isolamentos térmico e acústico;
4. o aquecimento se dá por painéis solares.;
5 as águas pluviais são captadas e encaminhadas ao córrego existente;
6. o esgoto é coletado e tratado em uma mini estação de tratamento dentro da própria vila e a água tratada é reutilizada para os sanitários e irrigação;
7. a vegetação e o terreno são mexidos o mínimo possível;
8. as casas são elevadas, criando-se um terraço na parte inferior;
9. para a manutenção da permeabilidade do solo, as vias de circulação para pedestres e veículos são pavimentadas com pedras.

Além disso, achei que as casas, por serem de madeira, ficam totalmente integradas à natureza local, sem que ocorra poluição visual.

Pena que empreendimentos como esse ainda são acessíveis somente a pessoas de alta renda, já que o valor de uma casa dessas (com cerca de 300 metros quadrados) está em torno de 500 mil reais.

Denise

2 comentários:

Pedrita disse...

são muito lindas mesmo. beijos, pedrita

geocrusoe disse...

Não sei fazer a conversão monetária, mas mesmo que o fizesse, certamente não me daria a comparação com o preços das habitações não ecológicas. Mas produzir de forma ambientalmente correcta e a custos aceitáveis é um dos maiores desafios para ganhar a guerra da preservação do planeta.