quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Série "Árvores da Mata Atlântica" - 30: Abiu



Nome científico: Pouteria Torta
Família: Sapotaceae
Características:
· altura: 8 a 14 m;
· folhas: semidecíduas, simples, agrupadas na extremidade do ramo
· flor: branca, bem pequenininha;
· fruto: arredondado, de tamanho médio, de cor alaranjada;
Floração: nos meses de outubro e novembro.
Ocorrência: Floresta Ombrófila Densa, Floresta Estacional Semidecidual dos estados de AM, AP, BA, ES, GO, MA, MG, MT, PA, PR, RJ, RO, RR, SP, TO,
Outras informações: O fruto é muito procurado por pássaros e macacos.
Como a germinação é alta (de 80 a 100%) e o crescimento é rápido, o abiu é muito utilizado para reflorestamento de áreas degradadas e no paisagismo urbano.
Sua madeira é usada na carpintaria e na construção civil.
Lembro-me que meus pais sempre falaram nesta árvore e que gostavam, quando criança, de comer seu fruto.

Crédito: a foto é do portal "Árvores do Brasil".

Denise


3 comentários:

Pedrita disse...

eu não sabia que árvores do brasil tem um portal. bacana. e essa árvore acho que se conheço, não lembro. eu amei golpe de misericórdia. quando terminar me avisa que passo a minha resenha pra vc. e os trechos que anotei. é incrível essa obra. amo a yourcenar. e bento gonçalves lembro muito pouco e deve ter mudado muito. beijos, pedrita

Anônimo disse...

oi muito boa essa ideia!
quando eu era criança eu comia essa fruta em vila velha(ES)agora moro em caxambu sul de minas e aqui nao tem,mas estou com uma muda dela aqui,se der certo tiro fotos e envio para vcs.a fruta é uma delicia.
abçs Edmundo.

Os Incansáveis disse...

Que bacana, Edmundo. Precisamos resgatar e valorizar os sabores nacionais.
Denise